Passeios de Bike

pousada bikeSomos orgulhosamente a Primeira Pousada Bike da região! Nos classificamos dessa forma pois nossa estrutura conta com um espaço especial para os ciclistas guardarem suas bicicletas em segurança, possibilitando sua limpeza e manutenção.

Mas, além disso, contamos ainda com bikes para locação, as quais recomendamos que sejam utilizadas em rotas turísticas de passeio pela nossa bela cidade.

Confira abaixo as 3 opções de rotas:

Rota dos portais – Nível iniciante (10 km)

• Saindo da pousada à direita, siga até a Rua Alfredo Hoge, entre à direita e conheça o Museu do Marceneiro, uma verdadeira aula de história e cultura bem no centro da cidade.
  • Volte duas quadras, chegando a Luiz Abry, vire à direita e siga até o Portal Sul, um lugar especial para a segunda parada. Aproveite para curtir a praça.
  • Volte pela ciclovia, no mesmo sentido da ida, até a esquina com a Rua Paulo Zimmermann, onde pegará à direita e chegará no Centro Cultural e histórico da cidade.
  • Lá encontrará cervejaria artesanal Schornstein, o Museu Pomerano e a Praça dos Imigrantes. No local é possível conhecer o Centro Cultural onde estava instalada a antiga Firma Weege. Ótimo ponto para fotos e registros.
  • Siga sentido Rua Hermann Weege, até o Portal Norte. Atente aos pontos em que a ciclovia acaba. Transitar pela calçada (sempre respeitando a preferência dos pedestres). Na região do Portal fica também a Praça Erwin Zastrow, local ideal para descansar.
  • Bem no meio da praça poderão observar dois casarões antigos em estilo enxaimel (construção típica europeia). Entre as duas casas fica localizada a Rua Testo Alto, onde inicia a famosa Rota do Enxaimel.
  • Inicie o retorno utilizando o mesmo caminho até o segundo semáforo. Entre à direita e siga pela rua curta. Após a ponte, siga à esquerda na Rua Luiz Abry.
  • Último ponto de sugestão de parada, a famosa fábrica e museu da Porcelana Schmidt. Conheça um pouco mais sobre a história de uma das mais tradicionais fábricas do segmento no Brasil.
  • Saindo da Porcelana virar à direita, na Rua Jaraguá, que levará até a pousada.

Rota do imigrante – Nível intermediário (18 km)

• Saindo da pousada à direita, vire à esquerda na Rua Jaraguá, até a Rua Luiz Abry.
  • Vire à direita até o cruzamento com a Rua Paulo Zimmermann e vire à esquerda.
  • Siga até a cervejaria artesanal Schornstein e chegue à região histórica e cultural da cidade. Neste ponto sugerimos a primeira parada para visitar o Museu Pomerano e a Praça dos Imigrantes. Outra opção é conhecer o Centro Cultural.
  • Continue o percurso pela Rua dos Atiradores, sempre pela ciclovia até chegar o trevo das bandeiras, onde seguirá pela ciclovia à direita, sentido centro da cidade.
  • Logo encontrará o belíssimo Portal de Entrada.
  • Seguindo até o cruzamento da Frederico Weege, vire à esquerda na Rua Frederico Weege, logo encontrará as quedas d’agua do salto.
  • Seguindo já na parte de asfalto encontrará o Clube de Caça e Tiro 1º de Maio.
  • Em seguida chegará à Casa do Imigrante Carl Weege, espaço riquíssimo em cultura e história. Nesta parada fica como dica conhecer a fábrica de velas artesanais Guenther.
  • Continuando o passeio pela Rua Leopoldo Blase até a Rua Fundos Klaus, em aproximadamente um quilometro chegará ao ponto final da Rota, na Lagoa do Weege.
  • O retorno será pelo mesmo trajeto.
  • Quando chegar ao semáforo, dobre à esquerda (avenida da pousada).
  • Para encerrar, recomendamos conhecer o Museu do Marceneiro, uma verdadeira aula de história e cultura bem no centro da cidade.
  • Para chegar lá, um pouco antes da pousada vire à esquerda na Rua Alfredo Hoge (no final da rua chegará ao museu).
  • Para finalizar volte até a avenida e vire à esquerda e logo após o semáforo chegará a pousada.

Rota do enxaimel – Nível amador (29 km)

• Siga à esquerda até o cruzamento da Rua Alberto Spredmann, onde seguirá à direita, até o final da rua, virando à esquerda, seguindo até o cruzamento da Rua Progresso, seguindo pela direita até o semáforo, virando à esquerda e seguindo até o Portal Norte.
  • Volte um pouco e siga até a entrada da Rua Testo Alto, onde começa a Rota. Entre os dois casarões antigos, siga e conheça o bairro tombado pelo patrimônio histórico.
  • A primeira sugestão de parada é a casa enxaimel da Delicaten biscoitos artesanais.
  • Seguindo o caminho encontrará vários tipos de pisos. Destaque para alguns pontos que o asfalto acaba e aparecem curtos trechos de paralelepípedos, exigência para manter características originais defronte as casas enxaimel.
  • Próximo ponto, Clube de Caça e Tiro XV de Novembro.
  • Seguindo pela rua principal a próxima parada é a Casa Siewerdt, residência centenária que foi recuperada e hoje recebe visitas.
  • Seguindo a rua em mais 2 km aproximadamente encontrará o acesso à Cascata Haut, que será o final do percurso (recomendamos pegar as informações de como chegar à cascata na casa Siewerdt, o local não é sinalizado e não indicado em dias de chuva).
  • Momento de retornar (por outro caminho).
  • É necessário voltar até a Rua Morro do Schmidt e virar à direita, logo após a ponte virar à esquerda e seguir pela Rua Progresso.
  • Neste caminho encontrará casas típicas, a Igreja Luterana e o Cemitério dos Imigrantes, locais históricos.
  • Chegando na esquina da Rua Luiz Abry continue à direita até a empresa Porcelana Schmidt, virando à direita na Rua Jaraguá, que levará até a pousada.